Centro Cultural, Seu Próprio
Professor no Centro
Encontros mediados
Edital - Mediação em arte

Encontros mediados

O Encontro Mediado no CCSP parte dos conceitos de mediação cultural, que visam a participação, a reflexão, a interação, a autonomia e a descoberta do espaço público. Para isto, são desenvolvidas ações que envolvem o visitante na apropriação da programação através de atividades práticas e reflexivas que incitem a inserção no espaço e nos acontecimentos tanto programados como casuais. Neste sentido, o trabalho atual do educativo do CCSP se distancia dos modelos clássicos das chamadas “visitas guiadas", em que os papéis entre o monitor, que é aquele que fala, e o visitante, que é aquele que escuta, são estáticos.

A mediação pode começar com um diálogo entre a Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) e as demais curadorias ou ainda entre as Divisões do CCSP, a partir de inquietações que são levantadas na dinâmica da programação e das urgências do cotidiano. Desta forma, os mediadores partem para a pesquisa e para a discussão dos conteúdos artísticos e educativos e seus possíveis desdobramentos, elaborando propostas que visam à potência do visitante no espaço do CCSP.

Com o desafio de pensar e desenvolver a mediação através do saber de experiência, ou seja, visando a atuação do público de maneira atenta e atuante no espaço, optou-se por trabalhar com investigações que resultam em vivências artísticas em que os mediadores procuram convergir propostas curatoriais, atividades interdisciplinares e os desejos do público.

Como um espaço amplo e labiríntico, os encontros podem começar de uma maneira intencional, mas terminar a partir de acasos sugeridos pelas buscas dos participantes, muitas vezes percebidos nas discussões e nos questionamentos surgidos durante este momento único do encontro.

A equipe desenvolve propostas de investigação e apropriação para gerar o pertencimento, reconhecimento e a identidade do e no espaço, em consonância com o projeto Centro Cultural, Seu Próprio, e a relação real com a programação criada para o público e pelo público. Ações que têm provocado encontros reais entre o mediador, o público agendado, os artistas, os funcionários e a complexidade que envolve um espaço público.


Saiba mais sobre o mobiliário educativo Tatu-Bola, utilizando com frequência nos Encontros mediados do CCSP

 
Contatos DACE

E-mail:

acaoeducativa@prefeitura.sp.gov.br

Telefones:

3397-4036

3397-4037