Centro Cultural, Seu Próprio
Professor no Centro
Encontros mediados
Edital - Mediação em arte

Eixo Cruzado, ou como trabalhar junto

Historicamente, em diversas instituições culturais, o educativo funciona, entre outras demandas, como um serviço de apoio à curadoria. O projeto Eixo Cruzado (2011) é uma prova de que é possível trabalhar junto, de outras formas e em outros formatos. O educativo, ou a Divisão de Ação Cultural e Educativa (DACE) do CCSP, assume aqui o papel de agente, ora provocador ora aglutinador, de trabalho criativo coletivo.

Podemos especificar dois pontos de partida diferentes. O primeiro, Programações conjuntas, consiste em propor que atividades culturais distintas, independentes, se unam em um conjunto temático ou uma problematização, disparando questões interdisciplinares em comum, e suscitando em novas atividades artísticas- educacionais. Este é o caso das propostas do eixo cruzado: O herói que queremos, Vila-cidade, Zona de Ris_o e Arte Latino-Americana. O segundo formato são projetos que nascem de uma Co-curadoria, onde mais de uma curadoria está envolvida na criação, na definição da proposição, dos conceitos, das obras e dos artistas. É o caso dos projetos Semanas de Dança – Públicos, Conversas Poéticas entre Arte e Bebês, Cinema Adolescente e Percursos Amarelos: Anotações de Julio Cortázar.

Independente do ponto de partida, o resultado é um fértil diálogo entre artistas e curadores na busca de uma urgência, de uma demanda artística. Eixo Cruzado nasce do desejo de que as propostas curatoriais, ou simplesmente as ¨atividades avulsas¨, se complementem na convergência e na divergência com outras propostas, se confrontem, adensando-se no complexo ato da criação coletiva. Nesta busca pela reflexão, a cada eixo cruzado, através dos discursos falados, dançados, cinematográficos, desenhados, entre outros formas artísticas, foram realizados os Encontros Interdisciplinares. Estará disponível para pesquisa neste site, parte do material foi documentado até então, e seus desdobramentos futuros.

 
Contatos DACE

E-mail:

acaoeducativa@prefeitura.sp.gov.br

Telefones:

3397-4036

3397-4037