Centro Cultural, Seu Próprio
Professor no Centro
Encontros mediados
Edital - Mediação em arte

Zona de Ris_o

Eixo Cruzado - Programações conjuntas

Programação conjunta reunindo projetos das Curadorias Interdisciplinar, de Audiovisual, de Música e de Teatro e a Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP, realizada em março de 2011

 

Projeto Zona de Ris_o


Abaixo, você encontra a programação completa do projeto Zona de Ris_o. Para ver a documentação que preserva a memória destas atividades, clique aqui

 

O espírito lúdico e irreverente do carnaval se estenderá até a Virada Cultural. São diversas manifestações que têm o riso como mote e que se encaixam na programação do Centro Cultural propiciando momentos de diversão e descontração.

O humor negro, leve, grotesco, espirituoso, debochado, irônico, cáustico... enfim, todos os tipos de humor são bem vindos nessa zona de interseção entre o risco e o riso. Assim como o projeto Zona de Risco, o Zona de Ris_o pretende promover um espaço experimental e de pesquisa, arriscando a interdisciplinaridade entre artes, em um diálogo mais efetivo entre artistas, público e instituição.

Aristóteles já dizia que o homem é o único animal que ri. Como na antiga Grécia, ainda convivemos com o risco da tragédia e com o riso da comédia. Risco e riso parecem ser antitéticos, mas complementam-se. Somos um povo que convive diariamente com o risco e talvez por isso extravasemos nossas críticas e apreensões por meio do riso. O humor tem o salutar dom de desconfiar dos discursos prontos e de ferir certezas inquestionáveis. Se rimos por preconceito, por esperteza, para criticar, ganhar simpatia ou quando se ganha na loteria, é uma questão que podemos até discutir. Mas o fato é que rimos. E o riso que se desprende subitamente dos lábios pode expressar diferentes sentimentos. As ciências - da neurologia à psicologia, passando pela pedagogia e pela antropologia - têm afirmado com conhecimento de causa que os efeitos do riso são benéficos à saúde! Saudemos!

 

Cinema | Interdisciplinar | Literatura | Música | Teatro

 

Cinema

 

Aviso: Conforme Decreto Municipal nº 52.040, de 28 de dezembro de 2010, haverá cobrança de taxa de manutenção no valor de R$1,00 por sessão

 

Humor, estranho humor

O cinema de Bent Hamer e outras estranhas comédias

de 1º/4 a 1º/5

 

A mostra Humor, estranho humor, que acompanha as atividades do Projeto Zona do Ris_O, série de eventos no Centro Cultural São Paulo sobre comédias, traça um panorama dos diferentes tipos de humor que subvertem as clássicas formas do gênero. Desde as comédias de humor sarcástico e inteligente do cinema independente americano até o humor peculiar de cinematografias de países distantes, como é o caso do humor tailandês ou o humor norueguês, no qual damos especial atenção às estranhas comédias do diretor Bent Hamer.

 

Taxa: R$1,00 - retirada de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana de exibição de cada filme

 

Sala Lima Barreto (100 lugares)

 

idade recomendada: 14 anos (exceto As damas de ferro - 18 anos)

 

 

dia 1º/4 - sexta

 

16h Meu tio

(Mon Oncle, França, 1958, 110min - 35mm)

direção: Jacques Tati - elenco: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie, Lucien Frégis

Um homem precisa driblar os desejos de sua irmã, que quer vê-lo casado e trabalhando. Em companhia de seu sobrinho, vive uma série de peripécias que ridicularizam o culto à modernidade tecnológica que havia no final dos anos 1950.

 

18h A General

(The General, EUA, 1927, 75min - digital - legendas em inglês)

direção: Buster Keaton - elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry Smith, Richard Allen

Johnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam seus dois amores. O filme será exibido com as cartelas de diálogo em inglês, sem legenda.

 

20h O filme mais idiota do mundo

(Mystery Science Theater 3000, EUA, 1996, 97min - DVD - dublado em português)

direção: Jim Mallon - elenco: Trace Beaulieu, Michael J. Nelson, Jim Mallon, Kevin Murphy

Versão em filme da série Mystery Science Theater 3000. Um humano e dois robôs são obrigados a assistir a filmes B de ficção científica para que um cientista possa calcular o quão ruim um filme precisa ser para enlouquecer uma pessoa.

 

dia 2/4 - sábado

16h Tampopo - os brutos também comem spaghetti

(Tampopo, Japão, 1985, 114min - DVD)

direção: Juzo Itami - elenco: Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto, Ken Watanabe, Kôji Yakusho

Um motorista entregador de leite ajuda a dona de um restaurante na busca pela receita perfeita de um macarrão.

 

18h Papai Noel às avessas

(Bad Santa, EUA, 2003, 91min - 35mm)

direção: Terry Zwigoff - elenco: Billy Bob Thornton, Bernie Mac, Tony Cox, Brett Kelly, Lauren Graham

Dois vigaristas passeiam por shoppings fantasiados de Papai Noel e seu ajudante. Eles planejam assaltar os estabelecimentos que visitam, mas encontram um garoto de oito anos que lhes ensina o verdadeiro significado do Natal.

 

20h Escola do riso

(Warai no Daigaku, Japão, 2004, 121min - 35mm)

direção: Mamoru Hosi - elenco: Kôji Yakusho, Goro Inagaki, Tae Kimura, Masao Komatsu

Sátira à paranoia da sociedade norte-americana. Autor aguarda a aprovação para encenar uma paródia de Romeu e Julieta. Enquanto espera, um censor do governo quer incluir mensagens patrióticas na peça.

 

dia 3/4 - domingo

16h O homem sem passado

(Mies Vailla Menneisyyttä, Finlândia, 2002, 97min - DVD)

direção: Aki Kaurismäki - elenco: Kati Outinen, Elina Salo, Esko Nikkari, Outi Mäenpää

Um homem passa por uma amnésia após ser espancado durante um assalto.

 

18h Vocês, os vivos

(Du Levande, Noruega/Suécia, 2007, 93min - 35mm)

direção: Roy Andersson - elenco: Jessika Lundberg, Elisabeth Helander, Björn Englund, Leif Larsson

Composto de 57 vinhetas filmadas com a câmera estática. O filme é sobre o ser humano, suas conquistas e misérias, suas alegrias e seus sofrimentos, sua autoconfiança e sua ansiedade. Personagens que têm em comum a solidão, mesmo quando estão cercados por outras pessoas.

 

20h Ovos

(Eggs, Noruega, 1995, 86min - 35mm)

direção: Bent Hamer - elenco: Sverre Hansen, Kjell Stormoen, Leif Andrée

Os irmãos Moe e Far estão na casa dos 70 anos. Eles viveram juntos durante a vida toda, com exceção de um fim de semana em que Far viaja a Småland, na Suécia. Depois de um tempo, Far descobre que terá de cuidar de um filho, fruto de sua viagem, cuja mãe está seriamente doente.

 

dia 5/4 - terça

16h Histórias de cozinha

(Salmer fra Kjøkkenet, Noruega, 2003, 95min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Joachim Calmeyer, Tomas Norström, Bjørn Floberg, Reine Brynolfsson

Um estudo é realizado para dar aos homens do pós-guerra melhor conforto, criando uma cozinha ideal, mais prática, econômica e agradável. Entretanto, um velho fazendeiro parece não muito disposto a cooperar com a pesquisa.

 

18h Factotum - sem destino

(Factotum, EUA/Noruega, 2005, 94min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Matt Dillon, Marisa Tomei, Lili Taylor, Fisher Stevens

Henry Chinaski vive sendo demitido de uma série de subempregos, que usa para sustentar sua vida de bebedeiras, apostas em cavalos, mulheres e para escrever livros que nunca serão publicados.

 

20h Caro Sr. Horten

(O'Horten, Noruega, 2007, 90min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby, Henny Moan

Uma jornada através do interior da Noruega. Horten, de 67 anos, é um maquinista prestes a se aposentar. No dia de sua última viagem, ele se atrasa e, pela primeira vez em 40 anos, o trem parte sem ele. A partir daí, sozinho na plataforma, passa a repensar sua vida.

 

dia 6/4 - quarta

16h Junk mail

(Budbringeren, Noruega, 1996, 83min - DVD)

direção: Pal Sletaune - elenco: Robert Skjaerstad, Andrine Saether, Per Egil Aske

Carteiro que não tem nenhum respeito pela privacidade alheia e nem ética profissional, um dia passa por um incidente que vai mudar sua rotina.

 

18h Moscou, Bélgica

(Moscow, Belgium, Bélgica, 2008, 102min - 35mm)

direção: Christophe van Rompaey - elenco: Barbara Sarafian, Jurgen Delnaet, Johan Heldenbergh, Anemone Valcke

Matty já passou dos 40 anos, é mãe de três filhos e foi abandonada pelo marido. Quando bate seu carro num caminhão, sua vida começa a mudar.

 

20h Flores partidas

(Broken Flowers, EUA, 2005, 106min - 35mm)

direção: Jim Jarmusch - elenco: Bill Murray, Jeffrey Wright, Frances Conroy, Jessica Lange

Don Johnston tem a monotonia quebrada ao receber uma carta anônima informando que tem uma filha. Com a ajuda do vizinho, ele se envolve em uma série de confusões para tentar encontrar não apenas a filha, mas também a mãe.

 

dia 7/4 - quinta

16h O agente da estação

(The Station Agent, EUA, 2003, 88min - 35mm)

direção: Thomas McCarthy - elenco: Patricia Clarkson, Peter Dinklage, Bobby Cannavale, Michelle Williams

Quando seu único amigo morre, um homem nascido com nanismo muda-se para a área rural de Nova Jersey e se encontra com um vendedor de cachorro-quente e uma mulher que lidam com suas perdas pessoais.

 

18h Procura-se Amy

(Chasing Amy, EUA, 1997, 113min - 35mm)

direção: Kevin Smith - elenco: Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Lee, Dwight Ewell

Holden é o desenhista de uma revista em quadrinhos de sucesso. Ele se apaixona pela roteirista Alyssa e não medirá esforços para conquistá-la, mas terá um problema: ela é lésbica.

 

20h Próxima parada: Wonderland

(Next Stop Wonderland, EUA, 1998, 104min - 35mm)

direção: Brad Anderson - elenco: Hope Davis, Alan Gelfant, Victor Argo, Jon Benjamin

Além de ter perdido a esperança de encontrar um amor, Erin recebe a visita de sua bisbilhoteira e casamenteira mãe. A situação piora quando, para ajudá-la, a mãe coloca um anúncio nos classificados.

 

dia 8/4 - sexta

16h Tampopo - os brutos também comem spaghetti

(Tampopo, Japão, 1985, 114min - DVD)

direção: Juzo Itami - elenco: Tsutomu Yamazaki, Nobuko Miyamoto, Ken Watanabe, Kôji Yakusho

Um motorista entregador de leite ajuda a dona de um restaurante na busca pela receita perfeita de um macarrão.

 

18h Papai Noel às avessas

(Bad Santa, EUA, 2003, 91min - 35mm)

direção: Terry Zwigoff - elenco: Billy Bob Thornton, Bernie Mac, Tony Cox, Brett Kelly, Lauren Graham

Dois vigaristas passeiam por shoppings fantasiados de Papai Noel e seu ajudante. Eles planejam assaltar os estabelecimentos que visitam, mas encontram um garoto de oito anos que lhes ensina o verdadeiro significado do Natal.

 

20h Escola do riso

(Warai no Daigaku, Japão, 2004, 121min - 35mm)

direção: Mamoru Hosi - elenco: Kôji Yakusho, Goro Inagaki, Tae Kimura, Masao Komatsu

Sátira à paranoia da sociedade norte-americana. Autor aguarda a aprovação para encenar uma paródia de Romeu e Julieta. Enquanto espera, um censor do governo quer incluir mensagens patrióticas na peça.

 

dia 9/4 - sábado

16h Na companhia de homens

(In the company of Men, Canadá/EUA, 1997, 97min - 35mm)

direção: Neil LaBute - elenco: Matt Maloy, Michael Martin, Aaron Eckhardt

Abandonados pelas namoradas, dois executivos decidem se vingar do sexo frágil. Para isso, encontram a vítima perfeita, a secretária Cristiane, surda-muda, que seduzirão e abandonarão. Porém, um tenso embate psicológico se desenvolve entre os dois.

 

18h Bem-vindo à casa de bonecas

(Welcome to the Dollhouse, EUA, 1995, 88min - 35mm)

direção: Todd Solondz - elenco: Heather Matarazzo, Victoria Davis, Christina Brucato, Christina Vidal

Ridicularizada na escola e desprezada pela família, uma adolescente complexada e nada popular bola um plano para mudar sua situação e ser aceita por todos.

 

20h Felicidade

(Happiness, EUA, 1998, 134min - 35mm)

direção: Todd Solondz - elenco: Jane Adams, Lara Flynn Boyle, Philip Seymour Hoffman, Joy Adams

Retrato sombrio da decadência da família e do american dream a partir da história de três irmãs que têm apenas um objetivo: encontrar a felicidade pura e simples.

 

dia 10/4 - domingo

16h As damas de ferro

(Satree lek, Tailândia, 2000, 100min - 35mm - 18 anos)

direção: Youngyooth Thongkonthun - elenco: Jesdaporn Pholdee, Sahaphap Tor, Ekachai Buranapanit, Giorgio Maiocchi

Mong e Jung, jogadores de volei, eram constantemente discriminados por várias equipes por serem homossexuais. A sorte deles muda quando a treinadora Bee propõe uma nova filosofia em que todos são aceitos. História do time do Distrito de Lampang, que venceu o campeonato nacional da Tailândia em 1996.

 

18h Xuxu

(Chouchou, França, 2002, 105min - DVD)

direção: Merzak Allouache - elenco: Gad Elmaleh, Alain Chabat, Claude Brasseur, Roschdy Zem, Catherine Frot

Xuxu é um jovem norte-africano que vai viver em Paris, onde se faz passar por um exilado chileno. Ele consegue alojamento em uma igreja na periferia da cidade, graças à ajuda do padre Leon. Sua estratégia não dura muito tempo, mas o padre lhe arranja um emprego de recepcionista num consultório. Um dia reencontra seu sobrinho, que é travesti, e conhece um frequentador de um cabaré por quem se apaixona.

 

20h Truques da paquera

(Tricks, EUA, 1999, 89min - 35mm)

direção: Jim Fall - elenco: Christian Campbell, John Paul Pitoc, Tori Spelling

Em Nova York, um jovem compositor de comédias musicais conhece um dançarino de boate. Logo se sentem atraídos um pelo outro, mas além dos invejosos palpites alheios, eles têm de enfrentar a dificuldade de encontrar um lugar para passar uma noite romântica juntos.

 

dia 12/4 - terça

16h Xuxu

(Chouchou, França, 2002, 105min - DVD)

direção: Merzak Allouache - elenco: Gad Elmaleh, Alain Chabat, Claude Brasseur, Roschdy Zem, Catherine Frot

Xuxu é um jovem norte-africano que vai viver em Paris, onde se faz passar por um exilado chileno. Ele consegue alojamento em uma igreja na periferia da cidade, graças à ajuda do padre Leon. Sua estratégia não dura muito tempo, mas o padre lhe arranja um emprego de recepcionista num consultório. Um dia reencontra seu sobrinho, que é travesti, e conhece um frequentador de um cabaré por quem se apaixona.

 

18h Truques da paquera

(Tricks, EUA, 1999, 89min - 35mm)

direção: Jim Fall - elenco: Christian Campbell, John Paul Pitoc, Tori Spelling

Em Nova York, um jovem compositor de comédias musicais conhece um dançarino de boate. Logo se sentem atraídos um pelo outro, mas além dos invejosos palpites alheios, eles têm de enfrentar a dificuldade de encontrar um lugar para passar uma noite romântica juntos.

 

20h As damas de ferro

(Satree lek, Tailândia, 2000, 100min - 35mm - 18 anos)

direção: Youngyooth Thongkonthun - elenco: Jesdaporn Pholdee, Sahaphap Tor, Ekachai Buranapanit, Giorgio Maiocchi

Mong e Jung, jogadores de volei, eram constantemente discriminados por várias equipes por serem homossexuais. A sorte deles muda quando a treinadora Bee propõe uma nova filosofia em que todos são aceitos. História do time do Distrito de Lampang, que venceu o campeonato nacional da Tailândia em 1996.

 

dia 13/4 - quarta

16h Bem-vindo à casa de bonecas

(Welcome to the Dollhouse, EUA, 1995, 88min - 35mm)

direção: Todd Solondz - elenco: Heather Matarazzo, Victoria Davis, Christina Brucato, Christina Vidal

Ridicularizada na escola e desprezada pela família, uma adolescente complexada e nada popular bola um plano para mudar sua situação e ser aceita por todos.

 

18h Na companhia de homens

(In the company of Men, Canadá/EUA, 1997, 97min - 35mm)

direção: Neil LaBute - elenco: Matt Maloy, Michael Martin, Aaron Eckhardt

Abandonados pelas namoradas, dois executivos decidem se vingar do sexo frágil. Para isso, encontram a vítima perfeita, a secretária Cristiane, surda-muda, que seduzirão e abandonarão. Porém, um tenso embate psicológico se desenvolve entre os dois.

 

20h Felicidade

(Happiness, EUA, 1998, 134min - 35mm)

direção: Todd Solondz - elenco: Jane Adams, Lara Flynn Boyle, Philip Seymour Hoffman, Joy Adams

Retrato sombrio da decadência da família e do american dream a partir da história de três irmãs que têm apenas um objetivo: encontrar a felicidade pura e simples.

 

dia 14/4 - quinta

16h O homem sem passado

(Mies Vailla Menneisyyttä, Finlândia, 2002, 97min - DVD)

direção: Aki Kaurismäki - elenco: Kati Outinen, Elina Salo, Esko Nikkari, Outi Mäenpää

Um homem passa por uma amnésia após ser espancado durante um assalto.

 

18h Ovos

(Eggs, Noruega, 1995, 86min - 35mm)

direção: Bent Hamer - elenco: Sverre Hansen, Kjell Stormoen, Leif Andrée

Os irmãos Moe e Far estão na casa dos 70 anos. Eles viveram juntos durante a vida toda, com exceção de um fim de semana em que Far viaja a Småland, na Suécia. Depois de um tempo, Far descobre que terá de cuidar de um filho, fruto de sua viagem, cuja mãe está seriamente doente.

 

20h Vocês, os vivos

(Du Levande, Noruega/Suécia, 2007, 93min - 35mm)

direção: Roy Andersson - elenco: Jessika Lundberg, Elisabeth Helander, Björn Englund, Leif Larsson

Composto de 57 vinhetas filmadas com a câmera estática. O filme é sobre o ser humano, suas conquistas e misérias, suas alegrias e seus sofrimentos, sua autoconfiança e sua ansiedade. Personagens que têm em comum a solidão, mesmo quando estão cercados por outras pessoas.

 

dia 15/4 - sexta

16h Meu tio

(Mon Oncle, França, 1958, 110min - 35mm)

direção: Jacques Tati - elenco: Jacques Tati, Jean-Pierre Zola, Adrienne Servantie, Lucien Frégis

Um homem precisa driblar os desejos de sua irmã, que quer vê-lo casado e trabalhando. Em companhia de seu sobrinho, vive uma série de peripécias que ridicularizam o culto à modernidade tecnológica que havia no final dos anos 1950.

 

dia 16/4 - sábado

16h A General

(The General, EUA, 1927, 75min - digital - legendas em inglês)

direção: Buster Keaton - elenco: Buster Keaton, Marion Mack, Charles Henry Smith, Richard Allen

Johnnie ama sua locomotiva, a General, e Anabelle Lee. Quando a Guerra Civil começa, ele é rejeitado pelo serviço militar por ser mais valioso como engenheiro e sua amada pensa que ele é um covarde. Johnnie, porém, prova sua coragem quando espiões da União capturam seus dois amores. O filme será exibido com as cartelas de diálogo em inglês, sem legenda.

 

dia 17/4 - domingo

16h O filme mais idiota do mundo

(Mystery Science Theater 3000, EUA, 1996, 97min - DVD - dublado em português)

direção: Jim Mallon - elenco: Trace Beaulieu, Michael J. Nelson, Jim Mallon, Kevin Murphy

Versão em filme da série Mystery Science Theater 3000. Um humano e dois robôs são obrigados a assistir a filmes B de ficção científica para que um cientista possa calcular o quão ruim um filme precisa ser para enlouquecer uma pessoa.

 

dia 19/4 - terça

16h Caro Sr. Horten

(O'Horten, Noruega, 2007, 90min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Baard Owe, Espen Skjønberg, Ghita Nørby, Henny Moan

Uma jornada através do interior da Noruega. Horten, de 67 anos, é um maquinista prestes a se aposentar. No dia de sua última viagem, ele se atrasa e, pela primeira vez em 40 anos, o trem parte sem ele. A partir daí, sozinho na plataforma, passa a repensar sua vida.

 

dia 20/4 - quarta

16h Factotum - sem destino

(Factotum, EUA/Noruega, 2005, 94min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Matt Dillon, Marisa Tomei, Lili Taylor, Fisher Stevens

Henry Chinaski vive sendo demitido de uma série de subempregos, que usa para sustentar sua vida de bebedeiras, apostas em cavalos, mulheres e para escrever livros que nunca serão publicados.

 

dia 21/4 - quinta

16h Histórias de cozinha

(Salmer fra Kjøkkenet, Noruega, 2003, 95min - DVD)

direção: Bent Hamer - elenco: Joachim Calmeyer, Tomas Norström, Bjørn Floberg, Reine Brynolfsson

Um estudo é realizado para dar aos homens do pós-guerra melhor conforto, criando uma cozinha ideal, mais prática, econômica e agradável. Entretanto, um velho fazendeiro parece não muito disposto a cooperar com a pesquisa.

 

dia 22/4 - sexta

16h Junk mail

(Budbringeren, Noruega, 1996, 83min - DVD)

direção: Pal Sletaune - elenco: Robert Skjaerstad, Andrine Saether, Per Egil Aske

Carteiro que não tem nenhum respeito pela privacidade alheia e nem ética profissional, um dia passa por um incidente que vai mudar sua rotina.

 

dia 23/4 - sábado

16h Moscou, Bélgica

(Moscow, Belgium, Bélgica, 2008, 102min - 35mm)

direção: Christophe van Rompaey - elenco: Barbara Sarafian, Jurgen Delnaet, Johan Heldenbergh, Anemone Valcke

Matty já passou dos 40 anos, é mãe de três filhos e foi abandonada pelo marido. Quando bate seu carro num caminhão, sua vida começa a mudar.

 

dia 24/4 - domingo

16h Flores partidas

(Broken Flowers, EUA, 2005, 106min - 35mm)

direção: Jim Jarmusch - elenco: Bill Murray, Jeffrey Wright, Frances Conroy, Jessica Lange

Don Johnston tem a monotonia quebrada ao receber uma carta anônima informando que tem uma filha. Com a ajuda do vizinho, ele se envolve em uma série de confusões para tentar encontrar não apenas a filha, mas também a mãe.

 

dia 26/4 - terça

16h Próxima parada: Wonderland

(Next Stop Wonderland, EUA, 1998, 104min - 35mm)

direção: Brad Anderson - elenco: Hope Davis, Alan Gelfant, Victor Argo, Jon Benjamin

Além de ter perdido a esperança de encontrar um amor, Erin recebe a visita de sua bisbilhoteira e casamenteira mãe. A situação piora quando, para ajudá-la, a mãe coloca um anúncio nos classificados.

 

dia 27/4 - quarta

16h Truques da paquera

(Tricks, EUA, 1999, 89min - 35mm)

direção: Jim Fall - elenco: Christian Campbell, John Paul Pitoc, Tori Spelling

Em Nova York, um jovem compositor de comédias musicais conhece um dançarino de boate. Logo se sentem atraídos um pelo outro, mas além dos invejosos palpites alheios, eles têm de enfrentar a dificuldade de encontrar um lugar para passar uma noite romântica juntos.

 

dia 28/4 - quinta

16h Vocês, os vivos

(Du Levande, Noruega/Suécia, 2007, 93min - 35mm)

direção: Roy Andersson - elenco: Jessika Lundberg, Elisabeth Helander, Björn Englund, Leif Larsson

Composto de 57 vinhetas filmadas com a câmera estática. O filme é sobre o ser humano, suas conquistas e misérias, suas alegrias e seus sofrimentos, sua autoconfiança e sua ansiedade. Personagens que têm em comum a solidão, mesmo quando estão cercados por outras pessoas.

 

dia 29/4 - sexta

16h O agente da estação

(The Station Agent, EUA, 2003, 88min - 35mm)

direção: Thomas McCarthy - elenco: Patricia Clarkson, Peter Dinklage, Bobby Cannavale, Michelle Williams

Quando seu único amigo morre, um homem nascido com nanismo muda-se para a área rural de Nova Jersey e se encontra com um vendedor de cachorro-quente e uma mulher que lidam com suas perdas pessoais.

 

dia 30/4 - sábado

20h Bem-vindo à casa de bonecas

(Welcome to the Dollhouse, EUA, 1995, 88min - 35mm)

direção: Todd Solondz - elenco: Heather Matarazzo, Victoria Davis, Christina Brucato, Christina Vidal

Ridicularizada na escola e desprezada pela família, uma adolescente complexada e nada popular bola um plano para mudar sua situação e ser aceita por todos.

 

dia 1º/5 - domingo

16h Escola do riso

(Warai no Daigaku, Japão, 2004, 121min - 35mm)

direção: Mamoru Hosi - elenco: Kôji Yakusho, Goro Inagaki, Tae Kimura, Masao Komatsu

Sátira à paranoia da sociedade norte-americana. Autor aguarda a aprovação para encenar uma paródia de Romeu e Julieta. Enquanto espera, um censor do governo quer incluir mensagens patrióticas na peça.

 

18h Procura-se Amy

(Chasing Amy, EUA, 1997, 113min - 35mm)

direção: Kevin Smith - elenco: Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Lee, Dwight Ewell

Holden é o desenhista de uma revista em quadrinhos de sucesso. Ele se apaixona pela roteirista Alyssa e não medirá esforços para conquistá-la, mas terá um problema: ela é lésbica.

 

20h Próxima parada: Wonderland

(Next Stop Wonderland, EUA, 1998, 104min - 35mm)

direção: Brad Anderson - elenco: Hope Davis, Alan Gelfant, Victor Argo, Jon Benjamin

Além de ter perdido a esperança de encontrar um amor, Erin recebe a visita de sua bisbilhoteira e casamenteira mãe. A situação piora quando, para ajudá-la, a mãe coloca um anúncio nos classificados.

 

 

Interdisciplinar

 

dias 2, 9, 16 e 23/3 - quartas

 

EI! Encontro de Improvisação Jogos

com: Cia. de Danças de Diadema

EI! Encontro de Improvisação é um projeto interdisciplinar com participação livre. As sessões são conduzidas por um coletivo de artistas que compartilham suas ferramentas e propõem dinâmicas em dança, música, circo, teatro e outras artes. Em março, a equipe da Cia. de Danças de Diadema pretende desenvolver jogos cênicos de improvisação que provocam experiências lúdicas, de humor e interatividade. O projeto propõe a elaboração de propostas específicas para o CCSP, criando desafios que se renovam a cada encontro e possibilitando trocas e experimentações artísticas. Nesta proposta, a pontualidade dos participantes é essencial para o funcionamento do jogo. (120min, 12 anos) - quartas, das 19h às 21h - Entrada franca - Sala Adoniran Barbosa (100 lugares)

 

dia 27/3 - domingo

 

17h Encontro interdisciplinar - O Riso nas Artes: imagem, corpo, texto

com: Mário Viana (dramaturgo), Lourenço Mutarelli (escritor e desenhista) e Sérgio Khair (palhaço e performer)- mediação: Ana Maria Rebouças (curadora interdisciplinar do CCSP)

O riso irrompe como um clarão, em diferentes meios de expressão, quando imagem, corpo e texto se combinam. Como artistas e escritores trabalham a comicidade em diversos suportes: textuais, imagéticos, corporais e sonoros. Existe algum tipo de ranço que considera as artes do humor e da comédia como inferiores às artes ditas "sérias"?

Entrada franca - Espaço Cênico Ademar Guerra (80 lugares) - informações: Divisão de Ação Cultural e Educativa, pelo tel 3397-4037

 

Literatura

 

infanto-juvenil

 

dias 12, 13, 26 e 27/3

Contação de histórias - Histórias para alegrar

com: Carlos Godoy e os músicos Peter Rojaz e João Jr. (Cia. do Mapinguary). Contar histórias com humor e alegria, utilizando cantigas, contos tradicionais brasileiros e sobre animais. No programa, marchinhas de carnaval, cantigas infantis, composições próprias, contos acumulativos, brinquedos contados, trechos de folguedos como bumba-meu-boi. Como recurso para a contação serão usados bonecos e teatro de sombra, com sonorização acústica. A narração prioriza o contato e a participação do público, levando imagens divertidas e brincadeiras lúdicas. Histórias: Maria Borralheira, O homem do saco, Histórias do Saci, Belisquina, A casa que Pedro construiu, A festa no céu, A sopa de pedra, No tempo que os bichos não tinham rabo, Os músicos de Bremen, A missa dos mortos, O macaco e o boneco de cera, João-bobo, Melância e coco mole - sábados e domingos, às 14h30 - Sala de Leitura infanto-juvenil da Biblioteca Sérgio Milliet.

 

dias 19 e 20/3

Contação de histórias - Histórias bem-humoradas

com: Rosita Flores e Giba Santana (músico)

Histórias bem-humoradas prioriza conteúdos divertidos que provocam o riso pela imprevisibilidade do desfecho. Apresenta situações inusitadas em que podemos rir de tudo. A narrativa oral é acompanhada de sonorização. Há histórias que nos convidam a cantar e outras que nos propõem um trava línguas.

Repertório: Macaquinho carinhoso (de Ronaldo Simões Coelho), A festa do tigre e os seus convidados (recolhida por Henriqueta Lisboa, a partir de documentos dos séc. XIX e XX), Burro precioso (Nasrudin) - sábado e domingo, às 14h30 - entrada franca - Sala de Leitura Infanto-Juvenil da Biblioteca Sergio Milliet

 

Música - Shows especiais

 

dias 11 e 18/3 - sextas

 

Banda Paralela

Foto: Dani Gurgel

Com uma formação de cinco sopros e duas percussões, Paralela resgata a tradição de bandas brasileiras. Não há limites na sua sonoridade: o antigo e o contemporâneo, o clássico e a vanguarda, o elaborado e o popular, o comportado e o divertido, acrescidos à irreverência e versatilidade dos músicos, que proporcionam ao público um ambiente lúdico.

 

dia 11

10h30

Show didático

Agendamento para famílias, núcleos e escolas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - informações: pelo tel. 3397-4036

 

12h30

Show ao meio-dia

(aberto ao público)

 

dia 18

14h30

Show didático

Agendamento para famílias, núcleos e escolas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - informações: pelo tel. 3397-4036

 

19h

Show

(aberto ao público)

Entrada franca - Sala Adoniran Barbosa

 

 

Teatro

 

dias 12, 15, 22 e 29/3

Olerê! Olará!

grupo: Cia. Satélite - texto, direção musical e direção: Dionísio Neto - elenco: Jeyne Stakflett, Maria Cláudia Cardoso, Vanessa Goulart, Ondina Clais Castilho, Raquel Marinho, Tiago Martelli - apresentação: Milanta Plus - cantora: Conceição Rodrigues - músicos: Trio Cha Cha Cha – Edu Berigo (teclados), Davi Martin (violão), Roberto Lerner (percussão)

Inspirada no teatro de revista e nas chanchadas brasileiras, a Companhia Satélite apresenta o samba-cabaré Olerê! Olará!. Neovedetes cantam e dançam em solilóquios de prosa poética que falam de amor, preguiça, glamour, regados a clássicos do cancioneiro popular brasileiro em versões contemporâneas. Há o quadro da imprensa que fala sobre as atualidades do jornalismo e outras atrações em clima de cabaré. (100min, 12 anos) - Sábado e terças, às 21h - Entrada franca (retirada de ingressos: duas horas antes de cada sessão) - Espaço Cênico Ademar Guerra (60 lugares)

 

de 13/3 a 16/4

Cabaré Zona de Ris_o

curadoria: Ana Maria Rebouças (Curadora Interdisciplinar do CCSP) - direção: Marcelo Castro e William Amaral - elenco: Fernando Sampaio, Márcio Pial, Marcelo Castro, William Amaral e alunos da oficina de humor Zona de Ris_O (Adriana Peraro, Clayton Yaso, Edna de Castro Sousa, Giuliano Pallos, Pedro Macedo, Sílvia Lhullier, Silvia Braun, Wilson de Moraes)

Os cabarés começaram a se popularizar na Paris da década de 1880, espalhando-se depois para a Alemanha, Rússia e outros países europeus, apresentando uma miscelânea de números musicais, danças e esquetes cômicos, em performances que muitas vezes recorriam a formas populares como o circo e o teatro de variedades. As apresentações, geralmente coordenadas por um mestre de cerimônia, eram marcadas pela improvisação, pela irreverência e pela livre expressão de ideias e opiniões sobre a arte, a política e o cotidiano. Esses espaços esfumaçados e barulhentos atraíam a vanguarda da época e serviam como laboratórios para que artistas ousassem experimentar novas propostas artísticas não consolidadas pelo mercado. O Cabaré Zona de Ris_o do CCSP preparou uma seleção de números variados - personagens cômicas, stand up, clown, acrobacia, música - com artistas profissionais que se revezam com artistas iniciantes na apresentação de números desenvolvidos na Oficina de Humor Zona de Ris_o - ministrada por Marcelo Castro e William Amaral, entre 11 de janeiro e 3 de março, a oficina pretendeu assessorar jovens artistas-criadores a buscar a comicidade em suas cenas e números, inserindo-os em um contexto de produção artística. (60min, 12 anos) - Domingos, às 20h

Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das 10h às 22h), somente na semana da apresentação

Espaço Cênico Ademar Guerra (100 lugares)

Atenção: No dia 16/4, sábado, das 23h às 24h, haverá sessão especial do espetáculo dentro da programação da Virada Cultural

 

 
Contatos DACE

E-mail:

acaoeducativa@prefeitura.sp.gov.br

Telefones:

3397-4036

3397-4037