Centro Cultural, Seu Próprio
Professor no Centro
Encontros mediados
Edital - Mediação em arte

Documentação

Preta - Experimentações Performativas de Mediação

Documentação

O projeto de mediação em arte Preta - Experimentações Performativas de Mediação aconteceu no CCSP entre agosto e novembro de 2013. Aqui disponibilizamos as reflexões dos mediadores e da interlocutora Karlla Girotto.

 

Reflexões

Mavi Veloso e Eidglas Xavier

"O que fica depois de uma jornada como esta? Como mediar um trabalho de arte? Mediar é criação? Mediar o que pra quem? Podemos compartilhar uma experiência diretamente ligada a corpos, diversas relações que perpassam signos políticos, místicos, artísticos, de inconsciente e consciente coletivo, de afetividades, relações étnico-raciais... Talvez o que de mais interessante se possa dizer de experiências como esta é a multisugestão de linguagens, de idiomas, de entradas e saídas, de multisubjetividades que surgem, que estão por aí, os diversos habitantes do Centro Cultural São Paulo, os dançarinos de Hip Hop, os de Key Pop, os mendigos que ali moram, os jogadores de xadrez, os estudantes nas bibliotecas, os pré-vestibulandos, os funcionários, os seguranças, os diversos artistas..."

Clique aqui para ler o texto na íntegra


Karlla Girotto

"Ser preta sempre me pareceu um estado em constante atualização de formas e linguagens. Até possível de relacionar a um estado congelado, que pressupõe que haverá o descongelamento. A preta congela um pedaço desse fluxo, o expõe e, ao fazê-lo, escapa novamente. A temperatura ambiente trata logo de desmanchar pequenas formas que congelaram e o fluxo continua. Movimento vivo e pulsante, constante mutação e atualização."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

Janela para o mundo: O audiovisual para cidadania e autoexpressão na era digital

Documentação

O projeto de mediação em arte Janela para o mundo: O audiovisual para cidadania e autoexpressão na era digital aconteceu no CCSP entre julho e novembro de 2013. Aqui disponibilizamos as reflexões do mediador Thiago Amaral Minamisawa e do interlocutor Thiago Amaral Minami.

 

Reflexões

Thiago Amaral Minamisawa

"Ao fim de cada ação saíamos com poucas respostas e muitas perguntas. Questionar a posição do educador é fundamental em todo o processo. Assumimos o papel de questionadores, não impondo uma interpretação verdadeira da obra, mas fomentando o desenvolvimento da reflexão."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

Thiago Amaral Minami

"Em 'Janela para o Mundo', o mediador é graduado em Imagem e Som, com experiência de trabalho na área. É obviamente necessário que haja pressupostos para que a função de mediador seja ocupada – nesse caso, o conhecimento parece ser um critério justificável. A maneira como tal conhecimento vai interferir no processo de mediação é de grande interesse, pois é o que pode fazer diferir a interação de uma outra qualquer, sobretudo em ações que se baseiam simplesmente no diálogo."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

 

 

 

Olhares invisíveis

Documentação

O projeto de mediação em arte Olhares invisíveis aconteceu no CCSP entre agosto e novembro de 2013. Aqui disponibilizamos as reflexões dos mediadores e do interlocutor Ivan Delmanto:

 

Reflexões

Núcleo de Encenação

"A realização do projeto Olhares Invisíveis mostrou ao Núcleo de Encenação que há uma dimensão fundamentalmente relacional na mediação artística. Além disso, evidenciou que o ato de tornar manifesto aquilo que está latente nas relações entre as pessoas, e também o que se passa entre as pessoas com determinado espaço, abre um campo fértil de exploração dessa prática criativa."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

Ivan Delmanto

"No caso da mediação realizada no projeto Ohares Invisíveis, os mestres ignorantes não são apenas efeito de retórica ou de um travestimento do professor que finge desconhecer para melhor ensinar. De fato, não foi objetivo dos coordenadores do projeto ensinar conteúdos ou treinar os participantes em qualquer técnica artística. Os coordenadores compartilharam sua ignorância, por meio de um diálogo horizontal e generoso."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

 

Impressões periódicas

Documentação

O projeto de mediação em arte Impressões periódicas aconteceu no CCSP entre agosto e novembro de 2013. Aqui disponibilizamos as reflexões da mediadora Monica Schoenacker e do interlocutor Marco Aurélio Lagonegro.

 

 

Reflexões

Monica Schoenacker

"A SERICLETA, uma unidade móvel de impressão serigrafica concebida especialmente para a ação, circulou pelo espaço e imprimiu cartões postais distribuídos gratuitamente ao publico passante. O inicio da ação se dava por um passeio pedalando pelo espaço buscando encontrar o melhor local para “estacionar’ e iniciar a ação de impressão. Uma vez devidamente estacionada o processo de impressão era iniciado e o público aos poucos se integrava a ação, como observadores, interlocutores e eventualmente impressores das peças gráficas."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

Marco Aurélio Lagonegro

"... ao dessacralizar o fazer artístico e a obra de arte para um público oposto que habitualmente dá o tom no mundo das artes plásticas, Mônica Schoenacker descortinou a possibilidade de, por meio do IP, levar os segredos e mistérios das fine arts ao universo do homem comum, proposição potencializada pelo projeto se desenvolver num espaço especial como o CCSP."

Clique aqui para ler o texto na íntegra

 

Arquivo Vivo

Mediação em arte - Documentação

O projeto Arquivo Vivo propôs, de julho a novembro de 2011, ações em contato com o público em diversos espaços do CCSP. Conheça as reflexões escritas pelos mediadores ao longo do trabalho e veja algumas imagens destas ações.

Mais...

 
Mais Artigos...
Contatos DACE

E-mail:

acaoeducativa@prefeitura.sp.gov.br

Telefones:

3397-4036

3397-4037